terça-feira, 20 de outubro de 2015

Blog Convida: Rosane Benício

Heeey Girls,

A primeira pergunta que eu recebi na Página do Voltando a Essência, primeira mesmo (faz quase 1 ano) foi de uma menina de Alvorada e ela queria saber sobre "Ministérios", na época eu fiz um post falando sobre o meu mistério (Louvor), falei como eu comecei e tudo mais... Para mim, o ministério do louvor, é muito mais do que cantar. Eu consigo me comunicar com Deus através do que eu canto, eu consigo me expressar muito melhor através do louvor, e eu utilizo o dom que Deus me deu como forma de agradecimento a Ele.

Então, eu trouxe hoje para vocês uma entrevista rápida, com a Rosane, que é musicista, atualmente ela congrega da Assembléia de Deus de Porto Alegre, e toca violino, ministério da música. Tem muitas meninas que eu conheço que estão iniciando na música e eu quis trazer algo relacionado a isto para vocês. Achei a entrevista com a Rosane linda, eu tirei alguns conselhos para mim e a ideia de fazer a entrevista com ela foi depois de eu assistir uma aula dela na EBD em Porto Alegre, fiquei simplesmente encantada e acertei em cheio, ela é uma benção e com certeza sabe falar para as jovens! Vamos a entrevista?







NOME: Rosane Benício
IDADE: 30
IGREJA: Assembleia de Deus
PROFISSÃO: Musicista
CIDADE ONDE MORA: Canoas








- FALE UM POUCO SOBRE A SUA INFÂNCIA? SEMPRE FOI CRISTÃ? 

Nasci em um lar cristão. Meus pais se converteram uns 3 anos antes de eu nascer. Cresci frequentando EBD, conjunto de crianças, enfim, uma infância bem tradicional numa igreja também muito tradicional. Tive uma infância bem produtiva dentro da igreja. Lembro-me de participar de muitos eventos para crianças e acredito que isso tenha sido determinante em minha vida cristã.

- COMO CONHECEU A MÚSICA? SEMPRE GOSTOU? QUEM TE INCENTIVOU? TEM ALGUÉM EM QUEM SE ESPELHA?

Comecei a estudar musica no inicio da adolescência na igreja mesmo. Tive o incentivo do meu irmão que já tocava na orquestra da igreja e também porque começaram a dar aulas de música na igreja e por isso incentivavam muito as crianças e os adolescentes a estudarem para tocar na orquestra. No inicio comecei a estudar apenas com o objetivo de tocar na orquestra da igreja, tanto que escolhi o violino muito por causa das minhas amigas que também começaram a estudar violino. Com o tempo fui gostando, fui conhecendo mais sobre o violino e sobre musica em geral e comecei a me interessar um pouco mais, então decidi entrar na Escola de Música de Brasília. Lá foi onde realmente percebi que a musica poderia ser minha profissão.



- COMO É SER JOVEM, CRISTÃ, ESPOSA NOS DIAS DE HOJE?

Ser jovem não é uma tarefa muito fácil pra ninguém, creio eu. Sempre temos muitas dúvidas, muitos questionamentos e muitas vezes não conseguimos resposta pra todas as nossas questões. Acredito que o casamento me ajudou bastante nesse sentido. Antes de casar eu tinha muitas dúvidas sobre meu futuro, minha profissão e até meu ministério. Trabalhar com música pra quem não conhece pode parecer fácil, mas não é. Existem muitos músicos se formando nas universidades e pouco espaço para trabalhar. Quando decidi ser violinista me imaginei tocando em uma grande orquestra, fazendo repertórios difíceis que eu assistia em vídeos e sonhava tocar. Mas a realidade não é bem essa. Quando terminei minha faculdade me dei conta que não tinha onde trabalhar. Fiquei muito tempo pensando se tinha feito a escolha certa, mas acho que depois que casei consegui focar mais e percebi que nem tudo é o trabalho. Hoje tenho um bom emprego e sei que ele não é o mais importante na minha vida, minha família é o mais importante.
Acho que a juventude cristã deve sempre lembrar que por mais difícil que pareça, por mais que a gente ache que não estamos indo a lugar algum, Deus sempre nos guia no caminho certo se você coloca sua vida no centro da vontade Dele. E eu tenho certeza que foi isso que aconteceu comigo. Quando eu me formei, fui morar em Aracajú pra tocar em uma orquestra (que era meu sonho), fiquei um ano lá e não sentia que eu estava no lugar certo. Não consegui me adaptar, ia muito pouco a igreja... Enfim, resolvi voltar pra casa e foi a decisão mais sábia, já que depois disso Deus meu abençoou grandemente.

-VOCÊ ACHA QUE A MÚSICA DEVERIA TER MAIS ESPAÇO NO MEIO CRISTÃO?

Na verdade até acho que temos bastante espaço pra musica na igreja. O que talvez falte é o incentivo ao estudo de música, não pra ser profissionais, mas para que dentro da igreja possamos dar o melhor pra Deus. Se pudéssemos ter aulas de canto para os corais, aulas de música para que os jovens pudessem aprender melhor seus instrumentos... enfim, esse tipo de coisa poderia ser mais incentivada e divulgada. Muitas vezes nós até queremos trabalhar nessa área, dar aula de música, ajudar na orquestra. Mas minha experiência me diz que as pessoas não dão muito valor pra isso. Muitos querem aprender, mas não querem estudar, nem ir às aulas, querem apenas pegar o instrumento e sentar na orquestra com a ilusão que está dando o seu melhor pra Deus. Eu não acredito nisso. Acredito que pra tocar um instrumento, mesmo que não profissionalmente tem que ter um mínimo de dedicação. Já ouvi muitas vezes na igreja: “Não sei muito bem como cantar, ou tocar, mas vou louvar a Deus assim mesmo porque ele se importa é com a minha vontade de louvar!” Eu não acho essa frase legal, porque existem outras formas de louvar a Deus que não seja cantando ou tocando. Então se você não sabe cantar ou tocar, faça outra coisa pra louvar a Deus. Agora se você quer cantar ou tocar, então tente aprender mesmo que um pouco, mas não faça de qualquer jeito.

-O QUE SIGNIFICA MINISTÉRIO PARA VOCÊ? 


Ministério é o trabalho que Deus te confiou na obra Dele. Cada um de nós devemos fazer algo para a obra de Deus. Dentro de uma igreja existem muitas coisas a ser feitas, e muito espaço para trabalho. É necessário que nós possamos descobrir o quanto antes onde temos maior habilidade para trabalhar. Podemos fazer na igreja o mesmo que fazemos em nossa profissão, mas às vezes Deus não necessariamente quer nos usar com o que trabalhamos, Ele pode ter te dado um outro talento para que você use na igreja. Eu sempre procuro trabalhar com música, que também é minha profissão. Mas normalmente também trabalho com outras coisas. Durante muito tempo frequentei uma igreja que não tinha orquestra, então eu quase nunca tocava na igreja, mas trabalhava no departamento de jovens usando a criatividade que Deus me deu para organizar eventos. Trabalhei também no departamento feminino ministrando para adolescentes e jovens solteiras e foi um período de muito aprendizado. Hoje eu toco na orquestra da igreja, mas o que venho desenvolvendo com maior intensidade é o trabalho na EDB, e sinto cada vez mais vontade de aprender e estudar a palavra de Deus. Ou seja, eu sou musicista, mas na igreja meu trabalho não se resume a tocar. É muito bom quando você descobre que pode fazer muitas coisas dentro da casa de Deus. Então meninas, meu concelho é: não se prendam ao que vocês acham que sabem fazer, estejam abertas para serem usadas por Deus porque ele é quem nos capacita e nos proporciona trabalhar em lugares que muitas vezes nem imaginamos.

-QUE CONSELHO VOCÊ DARIA AS MENINAS QUE QUEREM TAMBÉM SER MUSICISTA?
Eu diria pra começar logo, agora, o quanto antes...rsrs! Porque o aprendizado na música não acaba nunca então se você está realmente interessada não perca tempo. E saiba que o processo de aprendizado requer disciplina e paciência porque tem muita coisa para aprender e não dá pra ser tudo de uma vez. É um processo gradativo e muitas vezes lento. Mas não desista!


-PARA NÃO PERDER O HÁBITO, QUERO SABER: QUAIS SÃO OS TEUS SEGREDOS DE BELEZA? (HEHE)

Não tenho segredos de beleza. Na verdade confesso que ando até meio relapsa com isso...rsrs. Mas como tenho cabelo cacheado e gosto de usar ele cacheado então tento sempre hidratar para que os cachos fiquem mais bonitos. No mais, uso pouca maquiagem. Até porque eu sempre acho que se usar maquiagem todo dia quando eu realmente precisar me arrumar um pouco mais vou ter a sensação que estou com a mesma aparência de sempre...hehe. Então no dia a dia procuro apenas usar uma maquiagem discreta e sempre muito natural. 

Gostaram meninas? Eu amei.
Mandem sugestões de assunto e sugestão de convidadas para o nosso Blog.
Espero que vocês tenham se inspirado na Rosane, como jovem, cristã e esposa, ela é um exemplo para as mais novas.

Um beijo grande, Adna

5 comentários:

  1. UAU!
    Gostei muito da entrevista, conheci a Rosane qdo era uma guria, rs... Já congregamos juntas, já tocamos juntas, já cantamos juntas, já viajamos juntas, rsrs... Ufa, tanto "juntas", é uma pessoa de personalidade "forte", opiniões formadas e decidida qto ao que quer. Muito boa a entrevista, que Deus te abençoe Rosa... Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Essa é minha irmã. Adorei a entrevista maninha. Que Deus a abençoe grandemente. Saudade de você. Te amo.

    ResponderExcluir
  3. Essa é minha irmã. Adorei a entrevista maninha. Que Deus a abençoe grandemente. Saudade de você. Te amo.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Rosane! Você deu um belo testemunho de sua fé e uma aula de otimismo e determinação. Demonstrou muita segurança em suas resposta. Gostei.

    ResponderExcluir