sexta-feira, 17 de abril de 2015

Alimentação Saudável - Frutas

Ola Girls,

Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo, voltei de São Paulo ontem e estava morrendo de saudades de escrever aqui, surgiram algumas ideias também e vou estar postando aos poucos por aqui.
Hoje vamos começar uma serie sobre "Os 100 alimentos mais saudáveis do mundo" toda a sexta eu vou postar um alimento diferente e talvez uma receitinha básica para testar no final de semana. Eu encontrei essa série no site Alimentação Saudável e Nutrição. 

Vamos começar falando das FRUTAS:

"A palavra fruta tem muitos significados diferentes, dependendo do contexto em que se utiliza. Em botânica, um fruto é o ovário e sementes amadurecidas de uma planta em flor, e em muitas espécies, o fruto incorpora o ovário e os tecidos circundantes. Os frutos são assim, em botânica, os meios pelos quais as plantas florescem e disseminam as sementes.

Na cozinha, quando os alimentos são denominados frutos, o termo é mais utilizado para designar os frutos de plantas comestíveis, doces e carnudos, e que incluem, como exemplo, ameixas, maçãs e laranjas. Apesar de em culinária a palavra fruta ter uma utilização limitada, um grande número de produtos hortícolas, como nozes ou grãos, são também denominados em botânica como os frutos de várias espécies vegetais. Não existe uma única terminologia que realmente encaixe a enorme variedade que é possível de encontrar entre os frutos das plantas.

A grande maioria dos frutos, incluindo a fruta carnuda como a maçã, o pêssego, pêra ou manga são comercialmente valiosos para a alimentação humana, sendo consumidos frescos ou desidratados, em conserva ou na forma de compotas. Muita fruta é utilizada para fazer bebidas, como sumos de frutas (sumo de laranja, sumo de maçã, sumo de uva, etc) ou para fazer bebidas alcoólicas, como o vinho e aguardente.

Vários legumes são na realidade frutos botânicos, como o tomate, a beringela, o pimento, a abóbora, o feijão verde ou o pepino. Também as especiarias como a baunilha, a paprika, a pimenta da Jamaica e pimenta preta têm origem em frutos, mais especificamente em bagas.

Os frutos possuem um alto valor nutricional e possuem geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas. A fruta contém também diversos fotoquímicos que são fundamentais para a saúde e preservação dos tecidos celulares e prevenção de doenças relacionadas com a má nutrição. O consumo regular de fruta está associado à redução do risco de cancro, de doenças cardiovasculares, da doença de Alzheimer, cataratas e de alguns dos declínios associados com o envelhecimento."

ABACATE:

O Abacate é uma fruta que possuí muitos benefícios para saúde. Rico em vitaminas A, E e C, excelentes para pele, rico também em ácido fólico, importantíssimo para prevenção de doenças congênitas na gestação, fonte de glutationa, um poderoso antioxidante, e principalmente, rico em gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do colesterol ruim LDL, aumentando o bom, HDL

Benefícios para a Saúde

● Transtornos circulatórios

● Anemia

● Arteriosclerose

● Hipertensão Arterial

● Lesões Digestivas

● Diabetes

● Dietas Tonificantes



RECEITA: VITAMINA DE ABACATE

Ingredientes:

2 colheres de sopa de abacate
2 folhas de Hortelã
Suco de 1 limão
200ml de água Água de côco
1 colher de chá de mel para adoçar
Modo de preparo:

Liquidificar todos os ingredientes. A consistência é determinada pela quantidade de água, quanto menos, mais cremoso. 

E ai meninas, gostaram do primeiro post da série?
Um beijo grande, Ady <3