terça-feira, 26 de abril de 2016

Dica de Viagem

Heeey pessoinhas,
Tudo bem com vocês?

Quem assiste novela ai? Mas crente pode? Ah gente, já passamos dessa fase né? Mas, não é sobre isto que quero falar, até porque eu NÃO assisto. Acontece que nesta semana meu chefe (sim, ele é homem) comentou que na novela das 19hs, apareceu Montevidéu, logo, seria interessante saber sobre o destino. Então, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas sobre o destino, bora?


Para uma capital nacional, Montevidéu é uma cidade bem tranquila. Só este já é um tremendo convite para visitá-la, mas há também parques, praias, rica gastronomia, vida noturna agitada, museus e arquitetura antiga. Falando em antiguidade, a sensação de nostalgia por lá é constante, a contar pelas construções preservadas e ambiente urbano bem mais calmo que o de outras grandes cidades – sem deixar de lado uma ótima infraestrutura de serviços. Na avenida 18 de Julio, uma das principais do centro de Montevidéu, você encontra dezenas de casas de câmbio, restaurantes e hotéis. Seja qual for seu estilo de viagem, a capital do Uruguai vai fazer com que você volte outras vezes!

QUANDO IR?


O clima de Montevidéu é ameno. Para aproveitar o calor, viaje entre novembro e março, com máximas de 30°C e sol bem forte. Entre julho e agosto, as mínimas chegam a 7°C.


ATRAÇÕES

Mercado do Porto
Ao lado do terminal de cruzeiros do município, o Mercado do Porto é uma das atrações mais visitadas por turistas e o melhor lugar para comprar suvenires – em alguns estandes você consegue pechinchar também. A maioria das lojas aceita dólares, pesos uruguaios e reais. Dentro do mercado e nas ruas próximas, vários restaurantes servem o melhor da culinária local, com destaque para os asados, o tradicional churrasco uruguaio.

Avenida 18 de Julio
Esta é a via mais movimentada do centro histórico, com muitas lojas e casas de câmbio espalhados por toda sua extensão. À noite, cresce a procura por restaurantes, bares e discotecas. Ali também fica a intendencia, o prédio da prefeitura, com um mirante que dá vista para toda a cidade. A avenida começa e termina em pontos turísticos: Plaza Independencia  e Parque Batlle.

Rambla
Um dos passeios preferidos em Montevidéu, a rambla é a via que margeia o rio de La Plata, carinhosamente chamado de praia por locais e visitantes. Ali, o programa diário não poderia ser mais convidativo e relaxante: caminhar pelo calçadão, passear com o cachorro, dar umas voltas de bicicleta, mergulhar nas águas calmas e passar a tarde tomando mate na areia.

Praia de Pocitos
A praia mais frequentada de Montevidéu tem uma larga faixa de areia e ótimas opções de bares e restaurantes ao seu redor – depois de curtir um dia de sol, retorne ao bairro no fim da noite para conhecer os agitados pubs e boliches (como se chamam as discotecas no Uruguai e na Argentina). Os prédios da orla não são altos, têm muros baixos (quando têm) e exibem uma arquitetura mais moderna, em contraste com o visual do centro, dando um aspecto mais limpo à praia. No calçadão você também pode tirar aquela tradicional foto com o letreiro da cidade, na rambla República del Peru.

Parque Rodó
O ambiente calmo e arborizado do parque mais famoso de Montevidéu é o lugar ideal para levar as crianças ou passar uma tarde romântica em casal, onde também existem feiras de artesanato, exposições e shows. Você vai voltar no tempo quando andar de pedalinho e se divertir nos brinquedos da Zona de Juegos, um pequeno parque de diversão à moda antiga. Para completar a experiência, prove os tradicionais panchos (cachorros-quentes) e churros, nos trailers de rua.

Teatro Solís
Inaugurado em 1856 e considerado um dos principais pontos turísticos de Montevidéu, o imponente edifício oferece variada programação cultural, a preços bem acessíveis. As visitas guiadas apresentam detalhes sobre sua construção e, em alguns horários, contam com a intervenção de artistas locais durante o passeio. Consulte o local antecipadamente para saber os horários do tour pelo Teatro Solís em português.

Museus
A quantidade de museus não nega: Montevidéu é uma cidade nostálgica. Alguns se dedicam a exposições rotativas de arte, mas a maioria preserva a história local e nacional, retratando elementos característicos do povo uruguaio, como a cultura gaúcha no Museu del Gaúcho e de la Moneda e a paixão pelo futebol no Museu del Futbol. Os que não têm entrada gratuita custam muito pouco

Piriapolis, Punta del Este e Colonia del Sacramento
A capital uruguaia dá fácil acesso a algumas cidades vizinhas interessantes, de carro ou ônibus. Com 1h20, você chega a Piriapolis, pequeno balneário que já foi o mais badalado do Uruguai em décadas passadas. São quase 2h até Punta del Este, cidade luxuosa com marinas, passeios de barco, cassinos e praias mundialmente famosas. Para Colonia del Sacramento, você leva 2h e conhece uma incrível vila centenária e construções preservadas.








Deu vontade de conhecer? Então, pra dar mais vontade ainda, é muito comum o pessoal matear por la, em todos os lugares vocês encontra alguém com a cuia na mão ou com os acessórios para montar o seu mate. Gaúchos nem gostam né?

Se gostou do post deixe seu comentário, para eu saber se devo publicar mais dicas!

Um beijo, Adna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário