quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Tu usa brinco, pode?

Olá,

Vamos polemizar um pouquinho, só pra não perder o costume.
Na verdade eu só vou responder as perguntas de algumas pessoas.

Até pouco tempo atrás eu frequentava uma igreja, também Assembléia de Deus, onde é mais liberal.
Hoje eu estou frequentando ainda Assembléia de Deus, porém em uma cidade diferente, e as coisas são um pouco diferentes. Nada muito rígido, mas um pouco mais "discreto", digamos assim.

Eu sempre fui muito autentica, e defendo a opinião de que você PRECISA ser a mesma pessoa, tanto dentro da igreja quando fora.

Eu fiz um propósito, a alguns meses atrás de não usar calça, e quero deixar claro que não condeno o uso da mesma. É uma coisa minha com Deus. Eu continuo usando brinco, anel, make, enfim. Sou uma garota vaidosa como qualquer outra.
E a pergunta que eu mais ouço é "tu usa brinco, pode?"


Ora, ora, gente você é livre para fazer o que bem entende. Deus te deu este poder, o poder de escolha. Mas não seja burra (o), use de sabedoria.
As pessoas pecam por falta de conhecimento. Então, estude e peça discernimento a Deus.
A mim o uso de um brinco não interfere na forma como sirvo a Deus, maaaaas eu levo muito em conta o que a igreja preza. Procuro não escandalizar meus irmãos e muito menos pessoas que não são cristãs. Tem muitas igrejas (também Assembléia de Deus) que eu visito (e amo!) que o uso de brinco não é permitido, então eu não uso. Novamente digo, não por falsidade mas por RESPEITO as pessoas que congregam lá, e não quero de forma alguma deixa-los escandalizados por minha causa, até porque segundo a bíblia Deus condena aquele por quem entra o escândalo.

A bíblia diz:


"Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tão pouco para a igreja de Deus."
 1 Corintios 10:32

"Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu."

Romanos 14:13 e 15

Note que não devemos provocar desavenças por causa de "coisinhas", se o meu brinco/calça/pulseira e etc escandaliza o meu irmão, então por que eu vou usar?
Tenho para mim, que se algo não me atrapalha na forma como sirvo a Deus, não é pecado. Porém se isto está me atrapalhando, se está tomando o lugar de Deus na minha vida se por estar usando um brinco eu não consigo sentir o Espirito Santo em mim, então sim, é pecado!
Como você sabe se algo está ou não tomando o lugar de Deus na sua vida? Muito fácil, se você não consegue deixar de usar algo por amor a Deus e a obra, se aquilo te impede de se entregar totalmente ao chamado de Deus, então minha amiga, cuidado!



Tudo na vida é pura vaidade, como está escrito:


Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.

Eclesiastes 1:2

Quanto a resposta para o "pode ou não pode" eu digo:
Sempre que eu tenho vontade de usar algo, eu converso com Deus, e sou completamente sincera e aberta, porque ele me conhece e me sonda, sabe quando eu deito e quando eu levando. Ele conhece a palavra antes mesmo que ela saia da minha boca. Então, se eu tenho vontade de usar eu simplesmente falo: "Deus, vou usar tal coisa, porém, se não for algo que te agrade, faça com que esta vontade saia de mim" e é "tiro e queda", esta conversa franca com o nosso Pai sempre funciona. Eu não deixo de usar coisas apenas porque alguém me disse que é errado, eu defendo seriamente a opinião de que se é errado Deus vai me mostrar e me fará mudar.

Muitas coisas Deus tem mudado em mim, mas antes de ele mudar o meu exterior, ele tem mudado o meu interior, tem me feito compreender melhor o meu próximo e amá-lo antes de apontar o dedo e dizer "você vai para o inferno porque faz/usa isto".
Já ouvi muitas teses sendo defendidas a respeito do uso de jóias, muitas delas baseadas na bíblia, acho muito importante que as pessoas falem a respeito, pessoas que entendam do assunto é claro, eu não sou uma delas. Eu ouço e reflito sobre todas as opiniões, algumas para mim são edificantes e outras nem tanto, mas novamente eu digo, use de sabedoria, não descarte totalmente a opinião de outro, retire apenas aquilo que edifica, saiba ouvir e filtrar as coisas. 

Não tomo partidos, apenas digo, tenham bom senso, não escandalizem seus irmãos e muito menos pessoas que não são cristãs. Esteja bem vestida, não demonstre sua beleza SOMENTE através de adornos e enfeites, mas através da sua essência.
A mulher virtuosa, o seu valor ultrapassa o de finas joias (Provérbios 31:10), ou seja, ela não precisa de adornos para ser louvada, ela por sua essência, por suas qualidades, por si mesma será louvada.


E quanto a mim, sim eu uso jóias, quando eu tenho vontade, elas simplesmente não me dominam! Quero também deixar claro que nunca ouvi da boca do meu pastor que é permitido o uso. Tenha em mente que isto é uma escolha individual, se a sua igreja não permite, não seja desobediente, cumpra! :)

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.
Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.
Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar."

1 Coríntios 10:31-33

Um Beijo, Ady



Nenhum comentário:

Postar um comentário