quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Dicas de Viagem da Ady

MORRO DE SÃO PAULO

Esse lugar, eu costumo dizer, é a verdadeira fuga da realidade. É uma ilhazinha a 350km de Salvador, onde não entra nem carro, muita natureza, sem estresse, só sombra e água fresca. Vamos conhecer Morro de São Paulo?

Localização:


Morro de São Paulo situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê.

Praias:

Morro de São Paulo é um destino bem pequeno e conta com apenas 4 praias, são elas:


Primeira Praia (esse é o nome mesmo): A Primeira Praia é a mais próxima da vila. Nela foram construídas as primeiras casas de veraneio. É a praia mais freqüentada pelos moradores. Nela há algumas barracas onde é servido culinária típica baiana, e é na Primeira Praia de Morro de São Paulo também que está a maior tiroleza do Brasil, onde os turistas costumam aproveitar a aventura e curtir a paisagem do lugar.

Segunda Praia: A Segunda Praia é a praia mais agitada e também a mais badalada da ilha de Tinharé. Nela está o agito todo do Morro de São Paulo. Existe um complexo de bares e restaurantes que garantem um bom atendimento aos turistas, e é aqui onde é divulgada toda a programação noturna.  À noite possui uma diversidade de barracas de artesanato e de bebidas típicas como "caipifrutas", e é aqui que acontece o "luau",regado de muita música e axé.

Terceira Praia: A Terceira Praia de Morro de São Paulo possui um grande complexo de pousadas e restaurantes, e é dela que partem os passeios de barco oferecidos pelas agências locais. A faixa da praia fica bastante estreita no caso de maré alta. As Pousadas e os hotéis encontrados na Terceira Praia apresentam uma grande diversidade de preços, tem para todos os gostos e bolsos.

Quarta Praia: A Quarta Praia de Morro de São Paulo é conhecida por suas águas calmas, mornas e cristalinas. Pela vasta presença dos típicos coqueiros da região e pela sua extensão de mais de quatro quilômetros de paz e tranquilidade que nos proporcionam uma caminhada inesquecível a beira mar.


PASSEIOS


VOLTA A ILHA DE TINHARÉ - O passeio "Volta a Ilha de Tinharé", é onde o turista tem a chance de ter uma visão geral do arquipélago e ainda ter contato com as mais belas paisagens e cultura das ilhas. Este tour pelas ilhas de Tinharé tem duração de cerca de oito horas, saindo de manhã (9h30min) e retornado às 17 horas. 






TIROLEZA - Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante e a maior  tirolesa  dentro d’água do Brasil. Você cai direto nas águas da Primeira Praia. Conhecer o mirante vale tanto para os que desejam pular, quanto para aqueles que preferem apenas olhar um dos mais belos visuais da ilha. O lugar tem uma vista maravilhosa que abrange a Primeira, Segunda, Terceira Praia e a Ilha da Saudade – um dos cartões postais de Morro de São Paulo. Para quem curte adrenalina e tiver coragem, a dica está dada: Tiroleza de Morro de São Paulo.


MERGULHO - As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho, seja este autônomo (com equipamentos) ou livre  (apenas com máscara e snorkel). A dica para o mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver  baixa ou nos arredores dos arrecifes. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Outros pontos de Mergulho em Morro de São Paulo são os Paredões da Gamboa, os recife do Forte e os recifes de Itatimirim (situados a  20 minutos de navegação da Primeira Praia). Você vai se maravilhar com a beleza da vida marinha nestes pontos. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.


CAIAQUE - Um dos passeios mais legais no Morro de São Paulo é ir de caiaque até a Ilha do Caitá. Simples, divertido e com intenso contato com a natureza. Depois de remar até a ilha você ainda pode explorar um pouco do fundo do mar que a circunda. E se fizer no fim do dia, ainda pode presenciar o pôr-do-sol de lá. Perfeito!




E isso é só um pouquinho do que você pode fazer por lá, como o lugar é pequeno você pode explorar a vontade, inclusive o entorno da ilha. Que tal dar uma fugidinha para Morro de São Paulo?

Se você curtiu esse post deixe seu comentário
Um Beijo Grande

Adna Felício

Nenhum comentário:

Postar um comentário