sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Orar é mais do que Pedir

Eeeiii Girls,

Será que estamos sabendo orar como se deve?



Primeiro vamos procurar definições de o que quer dizer a palavra: ORAÇÃO!

Segundo o Dicionário inFormal: "Aproximação da pessoa a Deus por meio de palavras ou pensamento. Inclui confissão, adoração, comunhão, gratidão, petição pessoal e intercessão pelos outros."

Segundo a Gramática: "ORAÇÃO é uma frase com sentido e que, obrigatoriamente, contém verbo (ou locução verbal). O número de orações é determinado pelo número de verbos."

Wikipédia: "Oração é um ato religioso que visa ativar uma ligação, uma conversa, um pedido, um agradecimento, uma manifestação de reconhecimento ou ainda um ato de louvor diante de um ser transcendente ou divino. Segundo os diferentes credos religiosos, a oração pode ser individual ou comunitária e ser feita em público ou em particular, e pode envolver o uso de palavras ou música. Quando a linguagem é usada, a oração pode assumir a forma de um hino, encantamento, declaração de credo formal, ou uma expressão espontânea, da pessoa fazendo a oração. Existem, segundo as crenças, diferentes formas de oração, como a de súplica ou de agradecimento, de adoração/louvor e etc"



Ok, agora que já vimos algumas definições de oração, vamos ver o que a Bíblia nos diz?
Nem sempre sabemos como chegar até Deus, costumo dizer que somos tão falhos e tão pecadores que temos vergonha de chegar e ter uma conversa aberta com Deus, contando nosso dia, nossas falhas, o que fizemos e o que deixamos de fazer, a primeira coisa que fazemos e alterar o tom de voz e ditar palavras repetidas e sem sentimento algum, achando que estamos fazendo grande coisa, como se Deus não soubesse o que fizemos, nós simplesmente não os citamos, por precaução né, vai que Deus já tenha esquecido, melhor não lembra-lo de que eu fiz coisas erradas hoje. VOCÊ ESTÁ FAZENDO TUDO ERRADO!

Pra começar quero citar o primeiro versículo que me leva a crer que orar é uma necessidade física e espiritual:

"E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
 E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?
E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."

Gênesis 3:8-10

Todos os dias a tardinha, quando o sol estava começando a dar tchau, Deus ia até o Jardim, visitar Adão e Eva, Ele queria ver e conversar com a crianção das suas mãos, o homem não tinha necessidade de orar, ele tinha ali diante dos olhos dele o próprio Deus, e TODOS os dias. Deus sentia saudade de estar com eles, assim como eles também sentiam saudade de estar com o Pai (necessidade física e espiritual = Saudade). Quando eu era menor eu todos os dias sentia saudade de alguma coisa, mas não sabia o que era, muitas vezes chorei no meu quarto sentindo esse vazio. A poucos meses assistindo um vídeo (aqui) do Sérgio Sáas, eu consegui entender o motivo da minha saudade, era a falta de falar com Deus. Veja o video você vai compreender e prepare o lencinho também (haha')



Afinal o que é a oração?

A melhor definição encontra-se, é obvio, na Bíblia. Nenhum conceito teológico expressa com a mesma clareza e simplicidade o que ela significa. A oração é segundo as Escrituras, uma via de mão dupla através da qual o crente , com se clamor, chega à presença de Deus, e este vem ao seu encontro, com as respostas (Jr 33:3 " Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."). A oração é fruto espontâneo da consciência de um relacionamento pessoal com o Todo-Poderoso, onde não há espaço para o monólogo, pois quem ora não apenas fala, mas também precisa estar disposto a ouvir. É um diálogo onde o crente aprofunda sua comunhão com Deus e ambos conversam numa linguagem que tem como intérprete o Espírito Santo

Rm 8:26-27 "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos

Então, porque oramos?

Existem vários fatores que nos levam a falar com Deus, mas na maioria das vezes usamos este recurso para pedir.
Seguindo a linha de pensamento das definições colocadas no inicio deste post, podemos notar que oração não é só pedir, e não sou eu quem diz.
O principal é que orar, significa se aproximar de Deus, em segundo lugar é um momento de adoração e gratidão, e mais do que pedir é um momento de interceder pelo próximo.

" Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais."

Mateus 5:6-8

Deus nos deixou até ensinamento de como orar, não tem desculpa para não o fazer né?
E além do mais eu não acho que precisamos de um motivo para orar, pra mim é muito comum falar com Deus durante o meu dia, quando acontecem coisas boas ou até ruins, eu ja falo com ele na mesma hora em pensamento.



O ato de orar é um fortalecimento da sua amizade com Deus, deve ser levado a sério. Você não vai conseguir se manter em pé, se não tiver um relacionamento sólido com o Pai. Acredite! Além de você falar com Ele você também vai ouvi-lo falar, oração não é um monólogo. Peça ao Senhor que quebrante seu coração, para que se torne mais sensível para ouvi-lo.

Oramos porque necessitamos estar cada dia mais perto do nosso Pai, oramos porque apenas ele tem as respostas que buscamos, oramos porque sentimos saudades dEle, oramos porque o amamos e queremos demonstrar isso a Ele.

Um Bom Final de Semana!
Beijos, Ady <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário